domingo, 25 de janeiro de 2009

COMERCIANTES ESTÃO ENFRENTANDO PROBLEMAS POR FALTA DE MOEDAS PARA TROCO

Jardim do Seridó/RN - Estive conversando no dia de ontem, em um dos restaurante da nossa cidade, com alguns comerciantes que fazem parte do meu círculo de amizades.
Muitas conversas sobre inflação, desemprego, inadimplência, posse de Obama e etc... etc... e etc.
Mas o que mais me chamou à atenção foi um problema que me foi relatado pela maioria dos comerciantes presentes, que é o da questão da falta de moedas para troco.
Como é de conhecimento geral, nós brasileiros abominamos o hábito de carregarmos moedas. E não mais existem novas cédulas de R$ 1, bem como, não existem notas com valores de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos.
A quase totalidade das moedas que recebemos termina em um "miaeiro", cofrinho, potinho ou dentro de uma gaveta, se transformando em uma espécie de poupança, só voltando à circular quando o montante atinge um certo valor e é trocado por cédulas.
E é aí que mora o problema. Como as moedas (principalmente de 1 real e de 50 centavos) não circulam, o comércio fica de mãos atadas dependendo da disponibilidade de fornecimento de novas moedas, por parte dos estabelecimentos bancários.
O problema está se tornando tão sério que um dos comerciantes com quem estive conversando, me afirmou que tomou conhecimento (não testemunhou), da existência de um novo tipo de comércio; o da venda de moedas.
Ou seja, o comerciante compra R$ 100, de moedas de 1, 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real pagando um valor que varia entre 105 a 107 reais em cédulas.
É como dizia o meu velho pai: "Taí um problema federal".
.................................................

Nenhum comentário: