quarta-feira, 4 de março de 2009

MAIOR ÍDOLO DA TORCIDA DO FLAMENGO ANIVERSARIOU NO DIA DE ONTEM

Por um lapso de memória deste "pré-esclerosado" blogueiro, não foi registrado no dia de ontem (03), neste provinciano blog, o aniversário de um dos maiores craques do futebol brasileiro, e ídolo maior da torcida do Clube de Regatas do Flamengo.

Artur Antunes Coimbra (ZICO) nasceu no dia 03 de março de 1953, às 07h no subúrbio carioca de Quintino. Filho de "Seu" Antunes e dona Matilde, tem dois irmãos que também tiveram destaque no futebol carioca; Edu e Antunes.

O "Galinho de Quintino", apelido que recebeu do radialista Celso Garcia, iniciou sua carreira de jogador de futebol jogando futebol de salão (hoje, futsal), no Juventude de Quintino pequeno time existente à epoca. Posteriormente jogou em outro time de nome River.

O futebol de campo apareceu para ZICO, no ano de 1967, quando o radialista Celso Garcia o encaminhou para a escolinha de futebol do Flamengo. Em 1971, aconteceu sua estreia no time principal do Flamengo, em uma partida disputada contra o Vasco da Gama. O resultado desse jogo foi 2x1 para o Flamengo.

Somente no ano de 1974 é que após passar por um tratamento para adquirir massa muscular (era muito franzino), é que ZICO se firmou definitivamente como titular absoluto da equipe rubro-negra.

No Flamendo jogou 732 partidas e marcou 509 gols.

Defendeu a Seleção Brasileira de Futebol em 88 jogos, onde marcou 66 gols.

Atuou também no futebol da Itália, jogando 79 vezes pela Udinese e marcou 56 gols.

Da Itália se transferiu para o Japão, onde jogou 31 partidas pelo Sumitomo Metals, depois pelo clube originado deste, o atual Kashima Antlers, onde jogou mais 57 partidas. Defendendo os dois times japoneses ZICO marcou 54 gols.

Em 1994 abandonou a carreira de jogador de futebol.

No ano seguinte criou no Estado do Rio de Janeiro o Centro de Futebol Zico, para formação de novos jogadores. Posteriormente, esses Centros foram sendo criados em outros estados brasileiros.

Em 1996, criou o Clube CFZ do Rio, time profissional que até hoje disputa a segunda divisão do campeonato carioca.

Em 2002 se tornou técnico da Seleção Japonesa de Futebol, onde permaneceu até o ano de 2006.

Em 2007 treinou e conquistou o campeonato de futebol da Turquia, com o Fenerbahçe.

Na política, foi Secretário Nacional de Esportes do Governo Collor de Melo, durante os anos de 1990 e 1991. Posteriormente, mesmo sem mandato eletivo ou cargo na esfera governamental, foi o responsável maior pela criação da Lei nº 8.672, de 06 de julho de 1993 (Lei Zico), que instituiu normas gerais sobre desportos.

Hoje, ZICO administra suas empresas, quase todas ligadas ao futebol.
.................................................

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Bira pela sua lembrança de homenagear o maior jogador que já defendeu o Flamengo e a nossa seleção brasileira.
Zico foi e será o maior jogador brasileiro.
Sou fã do seu blog.
O FLAMENGUISTA

Brasileirão disse...

Oi Bira, amigo torcedor
Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os nossos usuarios fanaticos ver!
Brasileirão.com
está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!