segunda-feira, 9 de março de 2009

CRIADORES DO RN VÃO A SÃO PAULO DIVULGAR EXPOSIÇÃO NACIONAL DE OVINOS SANTA INÊS


A exposição será realizada em Parnamirim, durante a Festa do Boi, e deve atrair criadores de ovinos de todo o Brasil

A expectativa dos organizadores da exposição nacional de ovinos da raça Santa Inês é que este seja o maior evento do gênero já realizado no Brasil. O otimismo se deve ao bom momento que vive o setor, com a atração de novos investidores na melhoria da qualidade genética do rebanho; ao fato de que a exposição será dentro da Festa do Boi; e também ao plano de divulgação que inclui a instalação de estandes em eventos de ovinocaprinocultura por todo o país.

Esta semana, o Governo do Estado montou um espaço na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), que será aberta nesta terça-feira (10) e segue até o dia 14, no Centro de Eventos Imigrantes, em São Paulo. Criadores potiguares e a equipe da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) também irão apresentar o potencial potiguar na área da caprinovinocultura, através de vídeos, folders e rodadas de negócios.

“Estamos esperando pelo menos 1.300 animais somente para exposição no Parque Aristófanes Fernandes”, estima Orlando Procópio, presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc). A exposição será organizada por criadores da raça em parceria com a Ancoc, Anorc e Governo do Estado, e a programação prevê julgamentos, leilões e palestras.

Um dos novos criadores de ovinos Santa Inês que mais tem investido na qualidade do rebanho e defende fortemente a evolução genética da raça no Rio Grande do Norte, Antônio Teófilo, acredita que a Exposição Nacional será um divisor de águas para esse segmento. “A ampla divulgação que planejamos para o evento deve atrair a atenção de novos criadores e investidores, que também vão passar a enxergar na criação de ovinos Santa Inês uma boa oportunidade de negócio”, avalia Antônio Teófilo, ao acrescentar que a exposição será uma grande vitrine para os potiguares mostrarem a qualidade do seu rebanho ao Brasil.

Outro instrumento de divulgação interna é o circuito de caprifeiras, organizado pela Ancoc, que começa no próximo mês, em São Paulo do Potengi, e só termina em setembro, passando por todas as regiões. “Nossos criadores vão levar às caprifeiras os melhores animais, como forma de atração de empresários para esta rentável atividade econômica do semi-árido potiguar”, acrescentar Orlando Procópio.

A RAÇA - A raça Santa Inês é originalmente brasileira e surgiu do cruzamento das raças Morada Nova, Crioula e Bergamácia. Foi selecionada para total ausência de lã. Ovelhas adultas pesam em média 80 quilos, enquanto os machos, se bem alimentados, podem atingir 150 quilos. Estes animais se adaptam melhor em regiões de clima quente e têm aptidão para a produção de carne.
.........
TEXTO:
Deyse Moura e Estella Dantas
Assessoria de Imprensa da ANCOC/RN
..............................................................

Nenhum comentário: