sábado, 28 de março de 2009

MORRE O EDUCADOR E HISTORIADOR POTIGUAR MOACYR DE GÓES

Nascido em Natal-RN, 0 ducador e historiador Moacyr de Góes morreu nesta sexta-feira (27) aos 78 anos, vítima de um câncer. Pai de cinco filhos, entre eles o diretor de cinema e teatro Moacir Góes e o ator Leon Góis, Moacyr foi secretário municipal de Educação no Rio de Janeiro, no governo de Saturnino Braga. Ele era casado com a historiadora Maria Conceição Pinto de Góes e primo do ex-deputado federal Grimaldi Ribeiro e do artista plástico Newton Navarro (ambos falecidos).
Nos anos 60, Moacyr de Góes foi o criador do projeto “De pé no chão também se aprende a ler” que ajudou a combater o analfabetismo na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, quando era secretário de Educação entre 1962 e 1964. Foi preso e cassado pelo Golpe Militar.
No Rio, ele também foi professor em escolas particulares até ser reintegrado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a Anistia. Autor de cinco livros, Moacyr escreveu também as memórias sobre o período em que ficou preso logo após o golpe de 1964.
O último livro, "Chão das almas", mistura ficção com fatos históricos das décadas de 30 e 40.
.........
FONTE:
.................................................

Nenhum comentário: