sábado, 7 de março de 2009

BOA NOTÍCIA: NÍVEL DE EMPREGO DEVE SE RECUPERAR NO PRESENTE MÊS

Brasília/DF - Depois de dois meses consecutivos de queda, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) podem indicar recuperação na criação de postos de trabalho no país. A afirmação foi feita pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que participa hoje (6) da convenção nacional do PDT, em Brasília.
Sem adiantar números do Caged, que devem ser divulgados na semana que vem, o ministro Lupi afirmou que o saldo do mês de fevereiro vai ser melhor do que o de janeiro. Ele disse que a curva do desemprego teve uma queda brusca em dezembro, manteve-se decrescente em janeiro, e a tendência agora é de estabilidade ou mesmo de um pequeno crescimento em fevereiro.
“Os números iniciais apurados pelo Caged [para o mês de fevereiro] ainda estão negativos, mas com uma faixa muito pequena. Acho que ficará entre um saldo negativo pequeno ou um positivo pequeno”, disse Lupi à Agência Brasil.
O ministro também comentou os dados divulgados hoje no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicam aumento da produção industrial brasileira em janeiro, em comparação com dezembro. Segundo ele, os números mostram que o auge da crise econômica do país já passou e que o mês de março será de retomada da economia e da geração de empregos.De acordo com o IBGE, a produção industrial do país apresentou em janeiro crescimento de 2,3% em relação ao mês de dezembro e queda de 17,2% na comparação com igual período do ano passado. O aumento, segundo o instituto, foi sustentado pela expansão em 15 dos 27 ramos investigados.“Estou falando há algum tempo de que teríamos um fevereiro difícil, mas em março já haveria uma retomada do crescimento da economia. Todos os dados levam a isso. Todos os setores da economia já estão começando a se recuperar, a produção e o mercado interno estão muito fortes. São vários fatores que diferenciam o Brasil do mundo", avaliou o ministro.
.........
FONTE:
.................................................

Nenhum comentário: