quarta-feira, 15 de julho de 2009

REUNIÃO SOBRE PERENIZAÇÃO DO RIO SERIDÓ

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH realizou recentemente na Sede Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Parelhas, reunião sobre a Perenização do Rio Seridó, trecho compreendido entre as Barragens Boqueirão – Parelhas e Passagem das Traíras – Jardim do Seridó.
O objetivo da mesma foi aumentar a comporta da Barragem Boqueirão que se encontrava com a vazão de apenas 20 litros por segundo. Devido reivindicações de autoridades ali presentes, ficou estabelecido que a partir desta data sua vazão passará de 20 para 70 litros por segundo e que se em 15 dias a vazão não for suficiente para manter o lençol freático do Rio Seridó, será marcada nova reunião para estabelecer nova vazão que ficará em torno de 100 a 120 litros por segundo.
Estiveram presentes à reunião, Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associações de Comunidades Rurais, Vereadores e Coordenadorias de Agricultura de ambos os Municípios.
Em contato com o Senhor Omides Ferreira Filho, Representante da Associação da Comunidade Rural Passagem, o mesmo afirmou que é melhor perder a água para a perenização do Rio que irá beneficiar todos os Agricultores ribeirinhos do que para a evaporação, que é em torno de aproximadamente 150 litros por segundo.
Segundo o Coordenador Municipal de Agricultura de Jardim do Seridó, Rui Barbosa de Medeiros, é a primeira vez na história que a comporta da Barragem Boqueirão foi aberta em tempo hábil, facilitando assim, a manutenção do lençol freático, pois já está estável.
.........
FONTE:
.................................................

Nenhum comentário: