domingo, 20 de setembro de 2009

GARRAFÕES QUE ACONDICIONAM ÁGUA MINERAL TERÃO DE EXIBIR PRAZO DE VALIDADE

A partir da próxima quarta-feira (23), os garrafões de plástico que acondicionam água mineral terão de exibir o seu prazo de validade.
Segundo especialistas, o prazo máximo de validade desses garrafões é de no máximo três anos de utilização. "A partir desse prazo se inicia um processo de criação - na sua parte interna - de superfícies porosas que acumulam sujeira". Essa afirmação é do engenheiro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Carlos dos Anjos.
Baseado nisso, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), fixou em três anos o prazo de validade dos garrafões de 10 e 20 litros comercializados no país.
.................................................

Um comentário:

Carlos Fernandes disse...

Acho a medida muito válida e oportuna até como providência sanitária. Talvez até um prazo menor fosse mais recomendado. Aqui, no Laboratório de Saneamento da Universidade, alguns anos atrás foi feito uma análise em todas as águas minerais vendidas no mercado, de garrafinhas a garrafões, e pasmem, todas, sem exceção, apresentaram níveis de contaminação piores que a água servida pelo sistema público da CAGEPA. E muito provavelmente este grau de contaminação tem seu agravamento nas seguidas reutilizações das embalagens, pois sua higienização se dá de forma mecânica e uniforme, independente do grau de sujeira de cada vasilhame.
Prof. Carlão, MSc. DEC/CTRN/UFCG