domingo, 20 de setembro de 2009

JUSTIÇA DECIDE QUE INSULTAR O CHEFE NÃO É MOTIVO PARA DEMISSÃO

Espanha - O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), decidiu que chamar o chefe de "filho da p..." não é motivo para demissão, já que a expressão é "de uso corrente", segundo reportagem do jornal espanhol "El Mundo".
De acordo com o periódico, a decisão do tribunal obriga a empresa a readmitir o trabalhador, que foi demitido por ter insultado o gerente. A companhia também terá que pagar uma indenização de 6.483 euros (cerca de R$ 17,2 mil).
Na sentença, os juízes do TSJC destacaram que devido à degradação social da linguagem certas expressões tornaram-se habitais, especialmente durante discussões. Por esse motivo, eles decidiram que a demissão foi desproporcional.
O código dos Trabalhadores na Espanha contempla os insultos como justificativas para demissão disciplinar, mas expressões como "filho da p..." não são suficientes para levar à demissão do funcionário, porque são "consideradas de uso corrente".
O incidente aconteceu em 14 de janeiro de 2008, quando o funcionário e o gerente da empresa discutiram de forma ríspida por causa de questões salariais.
.........
FONTE:
Portal G1
.................................................

Nenhum comentário: