sexta-feira, 17 de abril de 2009

SEMINÁRIO SOBRE COMUNIDADES NEGRAS IRÁ MOVIMENTAR LAGOA NOVA

O Governo do Estado através da SEARA – Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária em parceria com o MDA/ SRA e a Prefeitura de Lagoa Nova promovem nesta sexta feira (17) o seminário do projeto “Terra negra na região da Serra de Santana”.
O evento que terá como sede o Centro de Treinamento da Emater será aberto ás 9 horas e terá uma vasta programação matutina com a presença do Secretário de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária Canindé de França, do prefeito Erivan Costa, Presidente da Associação Quilombolas da Macambira Vilmario Candido, Valdemir Sales (Algaroba) que é Presidente Estadual da União de Negros pela Igualdade – UNEGRO e outras autoridades locais e regionais. A intenção do seminário é contribuir para o crescimento da agricultura, facilitando o acesso do negro às políticas públicas no campo, em especial as linhas do Programa Nacional de Crédito Fundiário, desenvolvido pela SRA/MDA, em parceria com o governo estadual e com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais além de alavancar uma ampla discursão sobre o tema étnico dando paralelamente uma divulgação mais maciça aos problemas enfrentados por uma comunidade de descendência negra na sociedade.
A cidade de Lagoa Nova é uma das poucas no estado que possui hoje reconhecida uma área de descendentes de quilombos e da raça negra. A Macambira comunidade rural lagoanovense que já é reconhecida pelo movimento racial do Quilombo dos Palmares como uma legitima área de descendência negra será um dos temas discursivos incluídos no seminário.
Para o Secretário de Assuntos Fundiários e apoio a reforma agrária Canindé de França, é preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história e esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais. O fato é que um grande número de trabalhadores rurais negros não tem acesso às políticas públicas e, em uma ação conjunta com órgãos ligados a esta etnia, estamos buscando organizar esses agricultores para acessar o Crédito Fundiário, destacou Canindé.
Já para o prefeito Erivan Costa, a prefeitura tem dedicado integralmente as suas ações em busca da melhoria para a comunidade negra de macambira que até pouco tempo era isolada do resto do município. Oferecemos apoio na saúde, melhor educação, criamos uma associação e a inserimos no projeto de desenvolvimento solidário do governo estadual para que com sua maior cultura de subsistência que é a mandioca, eles pudessem adquirir uma casa de farinha e aumentar a renda da comunidade e assim estamos avançando na busca de dignidade para todos eles, frisou Erivan. Os contactos para confirmar participação do evento nesta sexta feira em Lagoa Nova, poderão ser feitos através dos fones (84) 3437 2255 ou 3437 2477 com Nilba Medeiros que é a Secretária de Educação e Cultura de Lagoa Nova, e coordenadora local do evento.
.........
TEXTO:
Val Araújo
PMLN / Assessor de Imprensa
.................................................

Nenhum comentário: