sexta-feira, 10 de abril de 2009

O BRASILEIRO EM PRIMEIRO LUGAR

No momento em que o país enfrenta os efeitos mais perversos da crise econômica, com o desemprego moendo a vida das pessoas, o presidente Lula da Silva informa que vai emprestar o dinheiro suado do trabalhador brasileiro para o Fundo Monetário Internacional, FMI. Segundo ele, “é muito chique” o Brasil emprestar 4,5 bilhões de dólares ao Fundo.
Além de errada, a decisão é inexplicável. Se temos dinheiro de sobra, nossa obrigação é usá-lo para resolver os graves problemas da população que sofre com a falta de uma educação básica de qualidade e com as dificuldades para conseguir atendimento médico. Quem precisa do SUS sabe que uma consulta médica no sistema público de saúde pode levar até seis meses.
A crise atingiu em cheio os municípios. Há prefeituras fechando as portas porque faltam recursos para cumprir as obrigações essenciais nas áreas da saúde, da educação e da limpeza pública. A redução da arrecadação dos impostos federais que são repassados aos municípios é um dos maiores impactos da crise financeira na rotina dos brasileiros.
Em vez de enxergar as dificuldades à sua volta, o presidente Lula da Silva insiste na mesma tecla: quer emprestar dinheiro brasileiro ao FMI. Para nós, democratas, este ato não faz sentido. Para nós, neste momento de crise, só faz sentido usar o dinheiro dos brasileiros aqui no Brasil. E com o objetivo de melhorar a vida de quem mais necessita de ajuda.
.........
TEXTO:
.................................................

Nenhum comentário: