sábado, 25 de abril de 2009

"O CARA" É DESCONHECIDO



Americanos não sabem quem é Lula
Segundo pesquisa informal de um jornalista americano, os americanos não confundem a capital brasileira com a da Argentina, mas não sabem quem é o presidente do Brasil.

Para os brasileiros, os americanos não sabem muito sobre o Brasil. A ideia mais difundida é que eles pensam que a capital do país é Buenos Aires. Para descobrir se isso era mito ou verdade, o jornalista Seth Kugel, que escreve sobre o Brasil para o site Global Post, entrevistou informalmente alguns americanos no parque Battery e na Times Square, em Nova York. O que os americanos não sabem, de fato, é quem é o presidente brasileiro. Apesar de Lula ter sido elogiado e chamado de “o cara” por Barack Obama e de ter estampado a capa da edição latino-americana da revista Newsweek, entre os americanos, ele não está em alta. Apenas dois dos 50 entrevistados sabiam parcialmente o nome do presidente brasileiro. Um respondeu “Inácio da Silva” e outro disse apenas Lula. A pior resposta, segundo Kugel, foi dita pela mulher que acreditou ser “Cardoso” – provavelmente uma referência a Fernando Henrique Cardoso, fora do cargo desde 2003.
Quando o jornalista questionou qual era a capital do Brasil, o mito foi desvendado. Ninguém disse Buenos Aires. A maioria dos americanos (16) confessou não saber qual era, mas a cidade mais citada foi São Paulo, dita por 13 entrevistados. A resposta certa foi dita por oito americanos, o mesmo número de quem disse ser o Rio de Janeiro. Buenos Aires só foi citada três vezes ao longo da pesquisa. “Buenos Aires...não, isso é na Argentina”, teria dito um jovem. Um casal de adolescentes trocou a resposta da cidade argentina quando viu seus pais dando outra resposta, e assinalaram um “não sei”. Quanto à língua falada no Brasil, a maioria dos entrevistados acertou, embora 12 tenham dito ser “espanhol”. Dos 50, apenas cinco não disseram que o país fica na América do Sul.
Segundo Kugel, os brasileiros que ficaram sabendo da pesquisa disseram que o resultado foi surpreendente e ficaram aborrecidos porque os americanos não sabiam quem era o presidente do maior país da América Latina. Mas, eles próprios não sabiam nomes de presidentes da África ou da Ásia. Kugel concluiu então que, assim como o nome da capital brasileira para os americanos, a ignorância pode ser um mal entendido.
.........
TEXTO:
.................................................

Um comentário:

Marcos Tucano disse...

dizem mais serra é conhecido em todas as marcenarias americanas.