quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL / 2014: LEMBRANDO O IMPERADOR JÚLIO CÉSAR

Em um país onde a saúde é um caos. A educação é um horror. A segurança é sofrível. A moradia é coisa para bacanas e o desemprego é um fantasma presente nos lares dos brasileiros, o governo federal anuncia a construção de uma "estrutura" que credencie este nosso país "tupiniquim", realizar a Copa Mundial de Futebol / 2014.
O valor total que será gasto ainda não foi divulgado. Mas um artigo do jornal Folha de São Paulo fala em gastos da ordem de R$ 35 bilhões, citando como fonte a Fundação Getúlio Vargas.
Somente no pobre Estado do Rio Grande do Norte, deverão serem gastos R$ 300 milhões, na construção de um novo estádio de futebol e de um complexo constante de estacionamento para veículos, um novo centro administrativo estadual e o centro administrativo municipal.
São situações como a descrita acima que me faz lembrar o imperador Júlio César, quando percebia que a sua Roma enfrentava dificuldades e o seu povo estava insatisfeito; oferecia pão e circo.
Com a realização da Copa do Mundo / 2014, o governo estará oferecendo o circo.
Sobre o assunto, recomendo ler o artigo publicado abaixo, e que foi escrito pelo jornalista Janio de Freitas do jornal Folha de São Paulo.
.................................................

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor blogueiro.
Estou lhe enviando meus parabens por sua matéria.
Realmente é um absurdo o nosso pobre pais bancar uma copa do mundo quando nós brasileiros estamos na miséria.
Valeu sua matéria. E aproveito para lhe dizer que sou seu leitor diário. Gosto muito das fotos que voce coloca.
Paulo César
Natal

Unknown disse...

Prezado Bira viegas,

To deixando esse comentario, pois assim acredito que mais pessoas terao a chance de ver outros pontos de vista.

Quero mostrar meus aprecos e descontentamentos com tal texto.


É engracado, a maneira como o texto do senhor Janio de Freitas esta escrito. NAo sou adepto da teoria conspiratoria, mas acredito que seja mais uma versao bem melindrada de tentar fazer criticas ao governo do presidente Lula, e alem disso, de mostrar o ainda eminente preconceito do sul/sudeste com o resto do nosso querido brasil.

Primeiro, acho por demasiadamente acertada a ideia de que o BRASIL teria outras prioridades. Dai a minha concordancia inicial com o texto. Alem disso, acho que o texto chama a atencao dos leitores para pontos de grande relevancia, como os reais motivos que levam os governadores e prefeitos se engalfinahrem para terem tais cidades ou estads como sub-sedes de um dos maiores eventos do mundo.

Contudo, A realizacao de uma copa do mundo, requer nao somente a construcao de estadios. Para tanto outros investimentos tem que ser realizados. Somente como exemplo relato o aperfeicoamento de fatores como transporte de massa, qualidade de rede hoteleira, capacitacao de pessoas para atender a demanda dos turistas, entre outras coisas. Isso geralemnte custa muito e requer um esforco muito grande. Se bem executados, acaba sendo uma excelente heranca para cidade escolhida como sede, bem mais ate do que os proprios estadios (construidou ou reformados).

Dai ai a minha suspeicao pela isencao do comentario. Veja, o mesmo afirma que SAO PAULO pode se dar o luxo de pensar tais coisas. Ué, afinal onde fica Sao Paulo??? Por que somente Sao Paulo PODE??? Quem governa Sao Paulo??? Quem governava o pais quando o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a sede do PAN ou em uma dessas fracassadas candidatura da cidade para uma olimpiada??? Sera que em sao paulo nao tem outras prioridades tambem???O fato de ser um estado rico tambem nao se converteu em alegrias e benesses para a maioria das pessoas que la habitam. Vira e mexe, somos sacudidos com noticias estarrecedoras que vem de SAo Paulo ou de outros estados ricos do brasil. Por isso acho o texto preconceituoso. Os problemas que atingem Natal sao praticamente os mesmo que atingem sao paulo. O que muda eh tao somente a magnitude!!

Devemos sim, como nacao, apoiar a realizacao da copa de 2014 no Brasil. Tive a felicidade de vivenciar a ultima copa do mundo na alemanha e, mesmo nao indo aos estadios, por nao dispor de condicoes financeiras para tal, ainda desfruto das benesses deixadas na cidadde de Colonia. Somente a titulo de exemplo, o sistema de metro eh muito melhor do que antes da realizacao da Copa. Linhas novas foram criadas e antigos trechos aperfeicoados. E isso aconteceu na alemanha como um todo. Devemos sim, eh fiscalizar e cobrar dos governante para que o meso aconteca ai na nossa terrinha!!!!

Um grande e cordial abraco a todos os jardinenses, potiguares, nordestinos e BRASILEIROS!!!!

Com grande apreco,

Eugenio Oliveira