segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ESTÁ NO BLOG DO ROBSON PIRES:

PREFEITOS DO SERIDÓ BUSCAM SOLUÇÃO PARA SITUAÇÃO DOS LIXÕES E MATADOUROS

Os prefeitos do Seridó estarão em Natal, nesta segunda-feira (31), às 14 horas, reunidos com representantes da Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público, Ibama, Idema e Secretária de Recursos Hídricos.
Segundo o presidente da AMS – Ivanildo Filho,o objetivo é formatar o Termo de Ajustamento de Conduta, onde os gestores se comprometem a adotar medidas de readequação dos matadouros e lixões na região.
No modelo que será discutido é estipulado limite de até um ano para construção de aterros sanitários consorciados em Caicó e Currais Novos. Enquanto isso, medidas de curto e médio prazo para a recuperação das áreas degradas e retomada dos serviços de limpeza pública. Quanto aos abatedouros, a perspectiva é de adequação ou construção de novos locais para o manuseio dos animais.
........
TEXTO
Blog do Robson Pires
.................................................

Um comentário:

Carlos Fernandes disse...

Aproveitando esta oportunidade que os prefeitos resolverem discutir o problema do lixo e para o qual já dei minha opinião em um comentário anterior, volto para expor minha preocupação como cidadão e técnico, para outro problema que me angustia. Louve-se neste momento, a iniciativa dos prefeitos, mas que não fique só na "iniciativa".
Outro assunto que merece uma imediata reivindicação é a construção de um gasoduto para abastecer a indústria de transformação da nossa região. Só existe progresso com energia e água. Por causa da falta de uma fonte alternativa de energia é que estamos presenciando uma desertificação progressiva pelo consumo desenfreado e irresponsável de lenha. Mas isto ocorre porque os produtores, especialmente os donos de olarias e de outros que no seus processos produtivos empregam calor, não têm outra fonte. Esta seria o gás, que nosso estado produz, mas vende para a Paraíba e Pernambuco e não tem para seus próprios empresários. IMPRESSIONANTE!
Quando passamos pela BR e vemos aquele monte de lenha estocada no pátio da indústria dos Medeiros compreendemos a dimensão do desastre natural que está acontecendo em nosso Seridó, hoje um exemplo negativo nas publicações ambientais de todo o Brasil como a região com a mais agressiva degradação natural do país.
Especialmente Jardim do Seridó, que sempre teve uma vocação industrial, tendo sido em outros tempos uma das principais fontes de arrecadação de impostos do Estado Rio Grande do Norte. Precisamos urgentemente que esta fonte de energia chegue ao nosso município, para voltarmos a brilhar no cenário de progresso que nosso povo necessita, pois nossa área rural claramente nunca foi apropriada para a prática agropecuária, mas nem por isso nosso povo deixou de ser empreendedor.
(Volto noutra oportunidade para falar sobre a água)