quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VEREADOR CLÁUDIO SANDÊGI QUESTIONA A EXISTÊNCIA DE OBRAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA PREFEITURA CAICOENSE COM A OBRIGATÓRIA LICENÇA AMBIENTAL

Caicó/RN - O vereador Cláudio Sandêgi (PV), visitou o matadouro público juntamente com uma comitiva do Partido Verde municipal, no mês de maio. "Verificamos as Condições sanitárias e ambientais. O descarte do resíduo biológico, a lavagem do matadouro, tudo desce sem nenhuma forma de tratamento e é absorvido pelo solo, que prejudica o lençol freático, tendo em vista a proximidade com o rio Seridó", observou.
O vereador encaminhou ofícios e alertou pessoalmente o prefeito Bibi Costa sobre o problema. A Câmara Municipal também visitou o matadouro e constatou in loco a situação. "Infelizmente chegamos a esse ponto. Mas já era esperado que isso acontecesse", lamentou.
No matadouro de Caicó, são abatidas 1200 cabeças de gado por mês. "Várias pessoas dependem dessa renda e da comercialização dos produtos", sublinhou. "A carne de Caicó é um dos melhores produtos do Nordeste. Agora, da forma como está não pode ficar. O Prefeito vai ter que buscar licenciamento ambiental para que o matadouro funcione", completou.
Ele aproveitou a oportunidade para lançar um desafio ao prefeito Bibi Costa: "Aqui em Caicó, qual é a obra do Governo atual que tem licença ambiental? Faço esse desafio ao prefeito. Mostre o licenciamento ambiental das obras que estão sendo realizadas em Caicó!", desafiou Cláudio Sandêgi.
Segundo o parlamentar, o prefeito sempre quis jogar a responsabilidade do matadouro para a associação da carne de Caicó. “O matadouro pertence ao Município, que deve fazer esse gerenciamento. O prefeito de Caicó quer se livrar dessa responsabilidade e por isso fez vista grossa", observou.
A operação que interditou o matadouro e o lixão que está vindo para todo o Seridó, é respeito, sobretudo à poluição da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Assu. “Nós esperamos que agora o prefeito acorde. Havíamos feito essa solicitação previamente e agora quem está cobrando é um órgão federal”, sinalizou.
Sobre o lixão, o vereador Cláudio Sandêgi reforçou que se tratava de uma luta de vários anos. Ele lembrou que, em gestões anteriores, foi feito um termo de ajustamento de conduta com prazo de 180 dias para resolver a questão. "Bibi já está na segunda administração e não fez nada a esse respeito", criticou.
...................
TEXTO & FOTO:
(Com declarações do vereador Cláudio Sandêgi)
.................................................

Nenhum comentário: