terça-feira, 30 de junho de 2009

SENADOR JOSÉ AGRIPINO É DESTAQUE NA IMPRENSA NACIONAL SOBRE O PEDIDO DE AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DO SENADO

Um dos partidos que até então sustentavam José Sarney (PMDB-AP) no comando do Senado, o DEM decidiu nesta terça-feira (30) engrossar o coro para vê-lo licenciado da presidência da Casa.
Em reunião de bancada que durou duas horas, os parlamentares avaliaram que as denúncias envolvendo um neto de Sarney e sucessivas polêmicas em torno de nomeações de parentes e apadrinhados do presidente acabaram com a sustentabilidade do peemedebista no cargo.
"É uma posição partidária consensual de propor que o presidente Sarney se licencie durante o prazo que todas as investigações em curso no Senado, tanto no Ministério Público, no Tribunal de Contas da União e na sindicância interna, sejam concluídas. Decidimos assim para que a apuração seja acreditada pela sociedade", afirmou o líder do DEM, José Agripino Maia (RN).
O líder do DEM não estipulou um prazo para o licenciamento. Inicialmente, os parlamentares falavam em um afastamento de 60 dias, mas preferiram não escolher um prazo. Agripinio disse que vai convocar uma audiência com Sarney para, ao lado do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), comunicar oficialmente a decisão.
"O DEM foi fundamental para a eleição do presidente Sarney. Tomamos essa decisão não por gosto, mas pelo interesse de entrar em sintonia com a opinião pública", justificou Agripino. Além da reunião do DEM, também as bancadas do PT, PMDB e PSDB devem se reunir nesta terça-feira (30) para debater o futuro do presidente do Senado. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) afirmou que já não havia mais condições para defender a permanência de Sarney no cargo. "Como é que você, estando na presidência da instituição, vai investigar de maneira isenta essas denúncias", questionou a senadora.
.........
TEXTO:
.................................................
.................................................

O senador José Agripino declarou, agora a pouco, que os Democratas vão pedir o afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AM), até que as investigações sejam concluídas. Agripino reuniu sua bancada nesta terça-feira (3) para tratar do assunto. A decisão entre os parlamentares do DEM, pelo afastamento de Sarney foi consensual para que não se ponha em xeque a credibilidade da Casa. “A posição é partidária e consensual: vamos propor que o presidente Sarney se licencie pelo prazo que as investigações correrem. Vou marcar uma audiência com o presidente do Senado para anunciar a posição dos Democratas e depois farei o anúncio em plenário”, contou Agripino.
Nas últimas semanas, José Sarney tem sofrido uma série de acusações. A mais recente é de que um de seus netos, José Adriano Sarney, intermediava empréstimos consignados entre instituições bancárias e servidores da Casa. “Se as investigações apontarem a responsabilidade do presidente Sarney diante dos fatos, não teremos outra opção senão enviar para o Conselho de Ética”.
Em relação à instalação da CPI da Petrobras – adiada três vezes por manobras da base governista -, Agripino afirmou que os Democratas vão obstruir a pauta de votações até que a instalação seja feita. “Vamos obstruir os trabalhos. Não se delibera nada até que a CPI seja instalada. Nós estamos ao lado da opinião pública. Quem não quer investigar é que tem que responder ao povo”, frisou o democrata.
.........
TEXTO:
Murilo Medeiros
.................................................

Um comentário:

Murilo Medeiros disse...

Obrigado Sr. Bira Viegas por ter colocado o meu texto em seu Blog. Devo lhe informar que faço parte da equipe de comunicação do senador Agripino (DEM) e gostaria de solicitar ao Sr., se possível, que nos envie alguns sites de blogs que tratem de política do RN.

Estamos interessados em ter contato com os principais formadores de opinião do Estado. Se possível também nos passe o telefone para contato.

Muito Obrigado!
Assessoria de imprensa do senador José Agripino Maia.