terça-feira, 16 de junho de 2009

JARDIM DO SERIDÓ E SEUS TALENTOS

- ESCULTURAS EM MADEIRA DE FRANCISCO DE AZEVEDO - "NENÉM DE CHICÓ" -

O mestre artesão Francisco de Azevedo conhecido popularmente como "Neném de Chicó", nasceu na cidade de Jardim do Seridó a 22 de fevereiro de 1950.
Seu primeiro contato com o artesanato se deu com Júlio Cassiano, que fabricava santos e bandinhas de música em um quartinho localizado na sede da “Banda Musical Euterpe Jardinense”, a qual os dois eram integrantes.
Segundo o próprio "Neném de Chicó", a inspiração para o artesanato veio em 2001, quando fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus, na qual ele pedia que iluminasse a sua mente para que o mesmo conseguisse algo que pudesse complementar a renda de sua família, nesse instante, veio a idéia de dar continuidade aquela prática executada pelo seu antigo amigo e companheiro de banda de música Júlio Cassiano.
A partir de então, Francisco de Azevedo montou em um quarto de sua própria casa um ateliê no qual começou a trabalhar as suas esculturas em madeira, inovando a partir da base aprendida com Júlio Cassiano e criando o seu próprio estilo de construção de escultura.
Atualmente, seu “Neném” já contabiliza a confecção de mais de 300 esculturas, entre bandinhas de música, músicos instrumentistas individuais, negros do rosário, santos, ex-votos para pagamento de promessas, cenas como cirurgias médicas e odontológicas, júris populares, animais e qualquer tipo de peça encomendada por clientes tanto de seu estado como também dos mais variados locais, como Paraíba e Pernambuco, além de países como Peru e França.
Buscando sempre manter-se antenado com as práticas artesanais, além de conhecer e trocar experiências com outros colegas artesãos, “Neném de Chicó” participou de 05 congressos de artesãos realizados em cidades como Natal, Mossoró e Currais Novos.
....................
Quem desejar adquir uma escultura em madeira confeccionada por “Neném de Chicó” basta entrar em contato com o mesmo, no email: nenem_de_chico@hotmail.com, no cel. (84) 96106117 ou na sua oficina de artesanato, localizada a rua José da Costa Cirne nº 13 – Centro – Jardim do Seridó/RN.
Para mais informações, entrar em contato também com a Casa de Cultura Popular de Jardim do Seridó-RN.
.....................
TEXTO & FOTOS:
Blog da Casa de Cultura de Jardim do Seridó
.................................................

4 comentários:

Aécio Medeiros disse...

Parabéns a Neném de Chicó pelo seu bonito trabalho artesanal.Já apreciei alguns trabalhos dele. Essa é uma maneira bonita de escrever e eternizar seu nome na história do município no tocante à arte popular.

Marcos Jardim disse...

Neném já fez algumas peças de inovações criativas como "o homem cagando" e "ladrão de galinha",que, acredito, são temas inéditos.

vando disse...

amigo bira parabèns por ter lembrado do amigo nenèm de chicò. peloseu trabalho.vando natal 19/06/2009.

Anônimo disse...

porque vc não faz uma reportagem com o jovem GEICIFRAN que também é um artesão ai de jardim do seridó filho de chico de manoel de rita ele faz peças lindas.