segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GOVERNO FEDERAL DEVERÁ CRIAR UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARA PROTEGER CAVERNAS

Brasília/DF - O governo quer criar 30 unidades de conservação federais para proteger cavernas. A meta, que não tem prazo definido, está no Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico, lançado na última semana por meio de portaria do Ministério do Meio Ambiente.
Das 100 mil cavernas do Brasil, apenas 6 mil estão registradas. Dessas, menos de 2 mil estão dentro de unidades de conservação, segundo dados do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sem proteção, as cavernas estão expostas à pressão turística e degradação ambiental.
Além da criação das unidades de conservação, o programa prevê a realização de um inventário nacional do patrimônio espeleológico nacional, a organização de programas de turismo ecológico nas cavernas e estímulo a um programa de pesquisas aplicadas à conservação e ao manejo de cavidades naturais.
O programa será coordenado pelo ICMBio, que tem 90 dias para eleger um comitê de assessoramento para o plano.
.........
FONTE:
.................................................

Um comentário:

Carlos Fernandes disse...

Mais umas "boquinhas" a vista! Serão literalmente "Os empregos das cavernas!". Serão muitas reuniões, microfones, discursos ecológicos, entrevistas etc, em cavernas suntuosamente decoradas, com móveis caros e com ar condicionado, bem no centro das capitais e longe dos sítios... Bom, deixa para lá!