segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PROMOTORA INSTAURA DOIS INQUÉRITOS CONTRA A PREFEITURA PARA APURAR IRREGULARIDADES NO MATADOURO E NAS POCILGAS DA CIDADE

Jardim do Seridó/RN - Depois de voltar de férias, a promotora Kátia Maria de Oliveira inicia seus trabalhos no Ministério Público de Jardim do Seridó. A promotora abriu dois inquéritos contra a Prefeitura Municipal. A portaria N° 17/2009 vai apurar as condições do matadouro público, enquanto que a portaria N° 18/2009, vai averiguar irregularidades nas pocilgas situadas na Zona Urbana, ambas em Jardim do Seridó.
A promotora Kátia Oliveira já deu início às diligências iniciais e mandou juntar aos autos do inquérito, o relatório de inspeção realizada no matadouro público de Jardim do Seridó pela vigilância sanitária. Também mandou proceder à inspeção ministerial nas dependências do matadouro. Em relação às pocilgas, Kátia juntar a cópia do processo nº 117.08.000058-0 remetida pelo Juizado Especial Cível da Comarca de Jardim do Seridó. Também foi enviado ofício ao órgão de Vigilância Sanitária, requisitando a realização de inspeção nas pocilgas da Zona Urbana, cujo relatório deverá ser remetido a Promotoria, no prazo de 30 dias.
.........
TEXTO:
Blog do Marcos Dantas
.................................................

Um comentário:

Carlos Fernandes disse...

A extrema displicência com que o poder público tem tratado, desde muitos anos, exige providências judiciais para a execução de um projeto de rede coletora de esgotos sanitários com interceptores margeando o Rio da Cobra desde o conjunto da COHAB, um outro saindo da rua Martinho Ferreira e seguindo pelo conhecido canal da Comissão e um terceiro interceptor margeando o Rio Seridó desde a ponte de saida para Caicó. Estes interceptores devem se reunir na confluência dos Rios Seridó e Cobra e de lá seus efluentes recalcados para uma ETE a altura do sítio São Gonçalo, após reunião com os esgotos da Alto Bela Vista. Caso isto não seja possível de imediato, tomar providências no sentido de que sejam construídos sistemas de tratamento pontuais com tanques sépticos e baterias de filtros biológicos devidamente dimensionados para processamento dos efluentes individuais como de matadouro, hospital, colégios, pocilgas etc. O que não pode continuar é a atual situação, onde criminosamente os esgotos da cidade são lançados a céu aberto reciclando e aumentando doenças para os animais e para as pessoas ao longo do Rio Seridó até o Passagem das Traíras. Acho um absurdo esta eterna discussão sobre mais médicos, mais remédios, mais não sei o que, enquanto nada se faz para que as pessoas não adoeçam! É claro que a assistência curativa tem de existir, mas o muito mais importante é que as pessoas não adoeçam. Nosso povo precisa é de saneamento básico e comida. O doente é que não pode trabalhar e conseqüentemente passa fome! Acorda gente! A OMS define: "Saúde é o completo bem-estar físico e mental"! Senhores do poder: vamos deixar de picuinhas e pronunciamentos demagógicos e trabalhar para colocar o nome no lado bom da História!