quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CONTRAN REGULAMENTA USO DE FARÓIS DE XENON AZUL

A partir do dia 1º de janeiro só poderão trafegar carros com faróis de xenon se tiverem sistema que regulagem de acordo com a inclinação da via e também que tenham limpadores automáticos do farol, para evitar a dissipação da luz. Além disso só será permitida a luz de cor branca.
O CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, aprovou a resolução 294 regularizando o uso deste tipo de farol, que inundou o país, principalmente com a importação do produto a baixo custo.
Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o direcionamento no rosto do facho de luz desses faróis pode causar cegueira momentânea e a longo prazo até lesões definitivas na retina, provocadas pelo espectro azul. Estudo da Universidade Del Lavoro (Milão) aponta que o número de pessoas com degeneração macular relacionada à idade (maior causa de cegueira irreversível no mundo), deve triplicar nos próximos 25 anos e tem como agravante a excessiva exposição à luz azul.
............
FONTE:
Auto Informe
.................................................

Nenhum comentário: