terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MONSENHOR WALFREDO GURGEL

Walfredo Dantas Gurgel nasceu em 02 de dezembro de 1908, em Caicó - RN.
Era filho de do professor Pedro Gurgel do Amaral e da parteira e doceira Joaquina Dantas Gurgel (mãe Quininha) e neto de José Calazâncio Dantas, (coronel Bembém das Oiticicas).
Teve um infância normal, igual à todos os meninos da sua época. O menino Walfredo sempre demonstrou vontade de se tornar padre.
Com a morte do seu genitor, às condições financeiras da família atingiu um ponto crítico e Walfredo teve que vender frutas.
Com muito esforço concluiu o curso primário.
Excelente aluno, consegue junto ao Bispo de Caicó, Dom José Pereira Alves, o seu ingresso no Seminário de São Pedro. Em seguida, obtém uma bolsa de estudos em Roma, onde cursa Filosofia e Teologia.
No ano de 1931, se ordena padre e retorna ao nosso País, onde assume o cargo de Diretor do Seminário de São Pedro. Posteriormente é nomeado vigário de Acari e em seguida, vigário de Caicó.
Poliglota, tendo herdado do pai a vocação para o magistério, funda no ano de 1942, o Ginásio Diocesano (atual CDS), sendo seu primeiro diretor e destacado professor.
Apreciador de bandas de música, era também um entusiasta do futebol e do vôlei.
No ano de 1946, toma gosto pela política partidária e a convite de Georgino Avelino, se filia ao Partido Social Democrático (PSD), onde consegue se eleger deputado federal constituinte.
Na eleição seguinte concorre à reeleição e só consegue alcançar a primeira suplência. Em 1954, não concorre à nenhum cargo eletivo. Já no ano de 1958, volta a tentar novamente o cargo de deputado federal e novamente fica na suplência.
Finalmente no ano de 1960 - atendendo um convite de Aluízio Alves - obtém um novo êxito político, ao se tornar vice-governador do próprio AA, quando juntos derrotam Djalma Marinho (candidato ao governo, com apoio de Dinarte Mariz), e Vingt Rosado (candidato a vice-governador), na memorável campanha da"Cruzada da Esperança", onde Aluízio se tornou o "cigano feiticeiro" e Monsenhor Walfredo "o padre".
Em 1964, mesmo exercendo o cargo de vice-governador (na época a legislação eleitoral permitia), concorre ao Senado e é eleito. Em 1966, disputa o governo do Estado na sucessão de Aluízio e, com o apoio do mesmo, consegue se eleger derrotando Dinarte Mariz.
Realiza um governo de poucas obras físicas mas de muitas obras sociais sempre primando pela austeridade e respeito ao dinheiro público.
Ao concluir o seu mandato, se afasta da política e realiza uma viagem.
No dia 03 de outubro de 1971, se submete a uma série de exames médicos, onde é constatado ser portador de um câncer de pulmão, provavelmente em razão do vício do tabagismo.
No dia 03 de novembro do mesmo ano, após sofrer uma parada cardíaca Monsenhor Walfredo Gurgel, falece em Natal - RN.
Seu corpo é transladado para Caicó, onde hoje repousa os seus restos mortais.
..............................................................

Nenhum comentário: