terça-feira, 13 de maio de 2008

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE ENTREGA O CARGO

Brasília/DF - A Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que desde janeiro de 2003, ocupava o cargo, pediu demissão nesta terça-feira (13).
Em carta endereçada ao presidente Lula, Marina Silva diz que sai em razão das dificuldades que vinha enfrentando para dar prosseguimento à agenda ambiental.
Contrária aos interesses do governo petista na área ambiental, que liberou os trangênicos, retomou o programa nuclear brasileiro, está trazendo usinas termelétricas em lugar de usinas utilizadoras de energias renováveis, fomento das áreas de desmatamento na Amazònia, e a transferência das atribuições do IBAMA para outros órgãos, - como é o recente caso da gestão do plano da Amazônia Sustentável, transferido para o Ministério de Assuntos Estratégicos, a ministra sentiu que sua situação era insustentável e resolveu sair antes de ver sepultada a sua reputação internacional de ambientalista.
O pedido foi aceito pelo presidente, que - segundo se comenta - já convidou Carlos Minc, atual secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
Marina Silva que foi eleita senadora pelo Estado do Acre, deve retornar à sua cadeira no senado, de onde se afastou para assumir o MMA, desalojando o seu suplente Sibá Machado (PT/AC).
.............................................................

Nenhum comentário: