quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A POESIA DO DIA

- PLANTADOR DE MILHO -
Daudethe Bandeira
******************

Sou um cabôco da roça
Criado dentro do mato
Nunca usei uma gravata
Nunca calcei um sapato
Moro perto da cidade
Mas pra falar a verdade
Só vou lá de feira em feira
Ou quando tem precisão
De batizar um pagão
Ou buscar uma parteira
----------
E no dia que eu registrei
O meu menino mais novo
O juiz tava nervoso
Brigando no meio do povo,
Me chamou de maltrapilho,
Sujo, plantador de milho
E disse mais uma piada
Dessas que a boca nem cabe
- Matuto mesmo só sabe
Fazer menino e mais nada.
----------
O juiz não tinha filhos
Que enfeitassem sua vida
E eu conhecendo de tudo
Fui direto na ferida
- O senhor está zangado
Tem 10 anos de casado
E sua mulher não tem filho?
A sua comida é fina
Mas não contém a proteína
Que tem na massa do milho.
-----------
A minha família é grande
São 10 filhos e a mulher
Sua família é pequena
Mas é porque você quer
Sua mulher lhe embroma
Quase toda noite toma
Anticoncepcional
Lhe vicia na novela
Dorme tarde, faz tabela
E esquece do principal.
-----------
Ouvi o senhor dizer
Que tá gastando por mês
Mais de 2 salários mínimos
Só de perfume francês
Diz que a vida é uma bomba
Que foi não foi leva tromba
Com mercadoria falsa
Comprar perfume estrangeiro
É prá quem possui dinheiro
Nos 4 bolsos da calça.
----------
Lá não se fala em perfume
O que tem na minha casa
É cheiro de carne assada
Pingando em cima da brasa
E minha cabôca Maria
Gorda, fogosa e sadia
Pra toda vez que eu quiser
Botar fogo na manteiga
Que pra isso minha nega
É mulher, sendo mulher.
----------
Caro doutor lá em casa
Ninguém se conversa em luxo
A vida simples rouba o resto
Somente prá encher o bucho
Não acostumei meu povo
Exigir sapato novo
E pras festas de São João
Em vez de colar de ouro
Compro a rabada dum touro
Pra se comer com pirão.
----------
Como galinha caipira
E não galeto de granja
Em vez de refrigerante
Tomo suco de laranja
Com rapadura de mel
Escute aqui bacharel
Conversa longa me atrasa
Quer ver a mulher ter filho
Leve um plantador de milho
Pra dormir na sua casa.

..........
Enviada por Valdir Canuto
.................................................

Nenhum comentário: