sábado, 14 de novembro de 2009

VICE-GOVERNADOR FARÁ ABERTURA DO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO DA BACIA DO RIO COBRA, EM PARELHAS

O vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Iberê Ferreira de Souza, participa hoje (14) da abertura do Programa de Reestruturação da Bacia do Rio Cobra, em Parelhas. Esta será a primeira intervenção Semarh no local e terá o intuito de alertar sobre degradação ambiental que está ocorrendo no manancial.
Nossa preocupação é conscientizar as pessoas para o crescente avanço do processo de desertificação que aflige o Seridó. Da mesma forma, temos a intenção de mostrar alternativas para modificar essa realidade, afirmou Iberê.
A programação tem início com caminhada por trechos da bacia do rio Cobra, ocasião em técnicos da Semarh vão explicar os procedimentos que serão realizados no local. Também ocorrerão ações educativas para a população e alguns serviços serão oferecidos pelos parceiros do projeto. O evento está sendo financiado pelo Banco Mundial (Bird).
A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos elaborou o planejamento, junto com os parceiros Idema, Emater e Secretaria de Estado da Educação, para a realização desta primeira ação conjunto visando a recuperação do rio Cobra. A idéia é observar a área de preservação permanente do rio. Para o coordenador do Programa de Convivência com a seca e com o Semi-árido Potiguar (PSP), Othon Militão, "todos terão um susto ao ver o estágio de degradação em que se encontra a bacia". Esse é o passo inicial de uma campanha que será estendida para os demais municípios do Seridó.
.........
FONTE:
SEMARH / Assessoria de Imprensa
.................................................

Um comentário:

Carlos Fernandes disse...

Caro Bira!
Aproveitando a oportunidade venho externar uma opinião particular.
Muito me preocupa a decadência de nossa cidade em termos de
sobrevivência econômica. E eu gostaria de levantar para nossos políticos uma idéia que me bate constantemente a cabeça: o beneficiamento da polpa do umbu
(talvez como cooperativa de produtores). O umbuzeiro é uma árvore nativa, resistente a seca, consume pouca água e safreja todos os anos, independente da chuva! Por que não beneficiar sua polpa para fabricação de alimentos e guloseimas e utilizar sua semente para produção de ração animal?! Bastaria criar condições para uma produção substancial e de armazenamento dessa produção para trabalhar também na entressafra! O projeto começaria com o incentivo a plantação massiva de mudas, o que já ajudaria a combater o progressivo processo de desertificação em nossa região, além do imediato desenvolvimento da apicultura silvestre! É lógico que não seria um projeto de curto prazo, mas precisamos nos preocupar com nossos descendentes, com o futuro de nossa cidade. É desolador saber que em vez de apresentar projetos para o progresso de nosso município, tenhamos que custear significativos salários a vereadores para discutirem em plenário quem é "contraventor" ou "falsificador de uísque"! Deixem isto para a Justiça resolver e quem tiver culpas que espie por elas! Confio nos edis de bom-senso, para tornarem o nosso Legislativo um poder com ações objetivas e úteis à nossa comunidade! É claro que a discussão merece um aprofundamento, inclusive os cuidados para se evitar a monocultura!
Um fraterno abraço.
do Prof. Carlão
PS. Espero que aquele outro "Anônimo" não repita que falo demais e que calado sou um poeta! (KKKKKKKKK...!!!)